A evolução do PHP

Recentemente (2015) o PHP chegou à sua versão 7.  Hoje, a linguagem já está na versão 7.2 e é usada por milhões de desenvolvedores e escolhida para projetos de todos os tamanhos, desde pequenos blogs e sites até grandes corporações como o Facebook, WordPress e Wikipedia. Mas isso nem sempre foi assim.
Com sua primeira versão, ainda muito rudimentar, lançada em 1994 por Rasmus Lerdof, o PHP nem de longe podia ser comparado ao que conhecemos hoje.


Assim que a linguagem se popularizou, houve um certo receio por parte dos programadores mais antigos, que desenvolviam para plataformas desktop, com relação à segurança e à capacidade do PHP. Mas isso durou pouco, e foi na sua versão 4, por voltas de 2000, que o desenvolvimento web começou a tomar o espaço que antes era das linguagens desktop.

Um dos fatores que contribuíram de forma crucial para a popularização do PHP foi o fato de ser uma linguagem de fácil aprendizado, onde até mesmo quem nunca havia programado antes conseguia aprender em pouco tempo.

O PHP ainda precisava evoluir bastante, então a comunidade trabalhou duro em melhorias, como a criação de padrões de programação, PSR-1, PSR-2, PSR-4 e PSR-7. Houveram melhorias na orientação a objetos e abstração de banco de dados com o PDO (PHP Database Object), e o gerenciamento de dependências com o Composer, em 2009, o qual se tornou o padrão até os dias de hoje, por assim dizer.

Nos últimos anos a linguagem esteve presente na lista das mais utilizadas do mundo, apesar de mais recentemente sua posição ter decaído um pouco, porém esse fato não deve ser encarado como negativo, se levarmos em conta a quantidade infinitamente grande de plataformas que o primeiro colocado, Java, atende, e a grande variedade de dispositivos. Outro exemplo, o JavaScript, sua segunda colocação pode ser devido ao fato de que é utilizada em paralelo com outras linguagens, como com o próprio PHP, no mesmo projeto, o que o torna mais utilizado e presente.
Também nos últimos anos, notou-se um grande crescimento e popularização do Python, principalmente pelos mais jovens e iniciante em programação, o que fez com que a linguagem evoluísse bastante no ranking.

O PHP evolui muito nos últimos 20 anos, e ainda tem muito por evoluir. Graças a comunidade que contribui para a melhoria contínua, hoje a linguagem se tornou bastante robusta e confiável, o que a tornou a opção número um para projetos web.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *