ITIL V4 finalmente lançada

Pois é, assim é o universo T.I. Para todos aqueles que ainda estavam estudando para a certificação V3 ITIL, foi anunciada para o primeiro trimestre de 2019 a nova versão ITIL v4, e tera o nome de ITIL 4, apenas.

Algumas mudanças anunciadas para a nova versão,  acompanham as mudanças da chamada quarta revolução industrial (transformação digital). Os elementos centrais da ITIL permanecerão e continuarão a derivar das experiências de milhares de especialistas. Uma pesquisa abrangente realizada pela Axelos confirmou que a ITIL continua sendo a melhor prática para o setor de ITSM. A atualização incluirá orientações práticas sobre como o ITIL é adotado em conjunto com práticas como DevOps, Agile e Lean.

Mas o mais importante: Indivíduos que já tenham certificado terão suas certificações atuais reconhecidas no novo esquema.

Mas será que ainda vale a pena tentar a certificaão V3 da ITIL?

Já sabemos que grande parte dos conceitos fundamentais da ITIL devem ser mantidos. O mercado também costuma demorar um bom tempo para absorver novidades das atualizações (vide que até hoje a maioria das organizações de TI estão concentradas e implementar processos da antiga V2 (service support e service delivery).

Mas a grande vantagem de investir na ITIL V3 ainda este ano é que, além da confirmação de que serão certificações válidas mesmo após o lançamento da V3, os materiais de estudo (cursos, simulados e exames) já passaram por um longo caminho de amadurecimento. Ou seja, você tem acesso a uma gama maior e mais consistente de materiais de estudo.

Além disso, sempre é preciso considerar um aumento do valor do exame na nova versão e um período de adaptação e tradução dos programas de capacitação e exames para o português, o que pode fazer com que a oportunidade de se tornar certificado acabe ficando para o final de 2019 ou início de 2020.

Será que o mercado vai esperar até lá? A resposta é não. Vão continuar contratando profissionais certificados.

 

Retirado de itsmnapratica.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *